Docker: Preciso mesmo disso?

  • Publicado em: 26/12/2020

Não li, nem lerei

Um breve resumo para pessoas cansadas

Quando utilizar o Docker? É o que tentaremos descobrir nesse breve artigo.

O que é Docker?

Em poucas palavras: Docker é uma ferramenta de administração de containers.

Seu principal objetivo é colocar serviços e aplicações dentro de containers, disponibilizá-las e executá-las. Em outras palavras, ele permite que as aplicações fiquem independentes do sistema operacional onde estão rodando.

Seu principal propósito principal é automatizar o deploy de aplicações.

Pode ser definido como:

Ferramenta de empacotamento de uma aplicação e suas dependências em um container virtual que pode ser executado em um servidor Linux. - Hugo

Por que usar o Docker?

Existem diversos artigos sobre os pontos positivos e negativos do Docker, então não vou fazer chover no molhado. Selecionei os pontos mais importantes na minha opinião e indiquei uma leitura complementar.

Isso evita o famoso Funciona na minha máquina (Linux vs Mac vs Windows).

Evita o dependency hell, onde você pode precisar de uma biblioteca instalada em duas versões para rodar diferentes dependências de um mesmo projeto localmente.

Ainda falando de dependências, agiliza o setup inicial, uma vez que o necessário seria somente clonar um repositório e rodar comandos para criação e execução da imagem.

Permite que você trabalhe com ferramentas de CI (Continuous Integration / Integração Contínua) - Jenkins, por exemplo -, para construir pipelines de deploy sem instalar diversas dependências adicionais.

Se você tem dúvidas sobre pipeline de deploy, pode imaginar como uma sequência de comandos que são realizados de forma declarativa (um após o outro) e que se inicia com base num determinado gatilho.

Esse gatilho pode ser um git push origin main (sua branch principal de produção) e, com isso, você pode ter configurado etapas de: lint, build, teste unitário, teste end-to-end, upload pra AWS, limpeza de cache de CDN, mensagem no Slack informando o resultado do deploy, entre outras coisas.

Falando do Jenkins em si, existem mais de 300 plugins.

Como leitura complementar aconselho o tópico Porque usar Docker? do livro Docker para desenvolvedores do @gomex.

Preciso. E agora, o que vou fazer?

Se lendo os pontos acima você identificou que precisa, seja por questões projetuais ou porque sua atual empresa o utiliza na estrutura, vem comigo pro próximo post, saber O Básico para utilizar Docker.

Referências:

Felipe Marciano
Sobre o autor
Felipe Marciano

dev front-end, viciado em café, cinema e abraçar cachorros.

Tem perguntas,fale comigo.Respondo assim que puder.
Para mandar um "Oi" 👋felipexperto@gmail.com
Me siga no LinkedIn 🚀linkedin.com/in/felipexperto/
© 2024, Construído com Gatsby