Pensar com Tipos, de Ellen Lupton

  • Publicado em: 03/02/2014

Não li, nem lerei

Um breve resumo para pessoas cansadas

Na introdução fica explícito o conteúdo desse livro: “Este não é um livro sobre tipos. É um livro sobre como usá-los.”
Ao ler este livro não encontrará história da tipografia, mas exemplos de como utilizar a tipografia em projetos. Assuntos como entrelinha, kerning, familiaridade entre tipos distintos, lettering, construção de logotipos, letras modulares e fontes bitmap estão presentes.

Uma obra linda e útil que apresenta ótimos exemplos on e offline e dispõe de vários exercícios de diagramação envolvendo diversos assuntos como alinhamento, listas extensas, hierarquia de informações, grid modular, letras modulares e tabelas.

No final ainda temos um apêndice com “bons conselhos”, amostras de edição de originais no papel e no computador e revisão de provas.

Exemplos de fontes clássicas e como o resultado final de um bloco de texto se modifica por causa de serifas, espessuras de fontes, kerning, etc Exemplificação de termos tipográficos, como: Altura de versal, Altura de X, Linha base, serifa, bojo, descendente, ligatura, remate, terminal, entre outros Explorações sobre altura do texto em relação a linha de base e formato dos caracteres. Exemplos de utilização de versais e versaletes Explicação dos termos: tipo ou fonte? caractere ou glifo? romano (em minúsculo) ou Romano (em maiúsculo)

Esse texto pertence a série “Revividos”. São posts que foram realizados no antigo blog cmyk ativo e, por algum motivo possuem importância para estarem presentes aqui.

Felipe Marciano
Sobre o autor
Felipe Marciano

dev front-end, viciado em café, cinema e abraçar cachorros.

Tem perguntas,fale comigo.Respondo assim que puder.
Para mandar um "Oi" 👋felipexperto@gmail.com
Me siga no LinkedIn 🚀linkedin.com/in/felipexperto/
© 2024, Construído com Gatsby