Google Tag Manager - Parte 2: Conceitos

  • Publicado em: 10/02/2021

Não li, nem lerei

Um breve resumo para pessoas cansadas

Vamos conversar um pouco sobre conceitos básicos da ferramenta, tais como: containers, workspaces, tags, variables, triggers e datalayer.

Containers

Dentro das contas você pode criar vários containers.
Se você tem familiaridade com o Google Analytics pode fazer a seguinte comparação: Os containers são a mesma coisa que as propriedades.

O próprio Google não explica direito o que são containers, então vamos para um exemplo prático:

Imagine que você trabalhe na PepsiCo e a empresa necessite instalar o GTM nos sites dos produtos: Pepsi, Gatorade, H2OH! e Lipton.

O primeiro passo é entrar no site do Google Tag Manager e criar uma conta com um container.

Só que em cada site/portal haverão estruturas de código, formulários e objetivos diferentes por parte da empresa.

Concorda comigo que ficaria uma bagunça se você implementasse o mesmo GTM em todos eles? Nesse momento entram em ação os containers.

  • A conta que engloba tudo se chamaria: PepsiCo;
  • Dentro desta conta, haveriam os containers: Pepsi, Gatorade, H2OH! e Lipton;
  • Cada container teria seu código específico, por exemplo: GTM-NJHF654, GTM-N2PFK50, GTM-ABC1234 e GTM-0JKB87F;
  • Você implementaria cada um dos códigos em seus respectivos sites.

Workspace (ou Espaço de trabalho)

Tendo uma conta gratuita (como a nossa), é possível ter simultaneamente até três workspaces e, para que eles servem?
Imagine que você já tem algumas regras em produção no seu GTM e quer adicionar outras, porém, está com receio de quebrar tudo (quem nunca?), eis que surgem os workspaces.

Quando você cria um novo workspace, ele será uma cópia do seu Workspace Padrão (atual) e isso quer dizer que todo o conteúdo publicado até agora, será parte desse novo espaço de trabalho. Então, a partir daí, você poderá fazer alterações e visualizá-las tranquilamente. Quando terminar, basta Publicar as alterações e essa nova versão com suas modificações será a mais recente e ativa no site.

Vídeo recomendado: Google Tag Manager: Como adicionar e remover tags e scripts do seu site

Tags (etiquetas), Triggers (acionadores) e Variables (variáveis)

  • Tags (o quê) são pedaços de código que fazem algo, por exemplo, trackear uma página, enviar um evento para o Google Analytics ou plataformas de terceiros;
  • Trigger (quando) é uma condição de quando uma tag deve ser disparada;
  • Variáveis (o que/como/onde) são pequenos pedaços de informação que podem ser reutilizados em tags e gatilhos;

Variables (variáveis) em detalhes

No painel lateral do GTM existe a opção Variáveis onde temos as variáveis incorporadas que permitem captar dados da página ao interagir com a mesma sem necessidade de código. Você pode ver todas elas clicando no botão Configurar e ativar as que lhe fazem sentido.

Por exemplo, Click Text é uma variável incorporada que permite captar o texto do elemento num evento de clique.
Você pode criar uma tag, escolher o modelo Google Analytics: Universal Analytics e adicionar no rótulo (por exemplo) a variável, escrevendo: {{Click Text}}.

Triggers (acionadores) em detalhes

No painel lateral do GTM existe a opção Acionadores que exibe uma lista vazia ao criar o container.
Ao clicar no botão de Adicionar um novo acionador, uma tela é aberta e a primeira ação é escolher o tipo de acionador.
A nomenclatura - pelo menos pra mim - causou estranheza no início mas faz total sentido ter um tipo dentro do seu acionador pois existem diversos contextos onde podem ser aplicados.

Datalayer

Uma camada “invisível” onde informações importantes sobre a página, compra ou interação é armazenada.
Ele pode receber informação de diversos modos e o GTM pode ser configurado para pegar essas informações do dataLayer e enviar para o Google Analytics, Google Ads ou algum outro.

Fluxo de informações para o dataLayer

Um possível cenário é o abaixo, onde ocorre uma interação, um Auto Event Listener está escutando, envia para o dataLayer e, então o GTM pega essa informação e passa para alguma ferramenta, GA, por exemplo.

Fluxo de evento

Créditos

Felipe Marciano
Sobre o autor
Felipe Marciano

dev front-end, viciado em café, cinema e abraçar cachorros.

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