Freela: Checklist de informações para iniciar bem um projeto

  • Publicado em: 10/10/2021

Esse é um post conciso e direto, abaixo temos um checklist de informações que são boas para ter a mão no início de um projeto de website para guiar suas decisões com relação a construção.

Perguntas Gerais

Por que o cliente gostaria de um website?

Razão da pergunta

Podem haver diversos motivos para alguém querer um site, tais como:

  • Simplesmente apresentar informações institucionais da empresa;
  • Ser encontrada no Google;
  • Passar credibilidade para o cliente;
  • Ter uma loja ou vitrine de produtos;
  • Aumentar vendas;
  • Adquirir autoridade produzindo conteúdo;

E é importante entender que o site por si só pode não cumprir com as expectativas se não houver um plano de divulgação (seja pago ou orgânico). Além disso, o resultado tem a probabilidade de não ser imediato.

Esses motivos são na realidade necessidades de negócio e geram requisitos técnicos. Como assim?

Se o site for apenas institucional e não necessitar de alterações frequentes:

  • A hospedagem possa ser somente de arquivos estáticos, não necessitará de estrutura de servidor (isso reduz o custo);
  • Provavelmente uma plataforma de gerenciamento de conteúdo não seja necessária;
    • Nesse caso, quem fará as atualizações futuras? Você? Pense bem na escolha das tecnologias porque isso pode tornar sua vida mais fácil ou difícil. Inclusive no momento que você desistir de prestar serviços e precisar direcionar o cliente para outros profissionais;

Por outro lado, se for um blog:

  • O ideal seria que os próprios membros da empresa sejam capazes de gerenciar seu conteúdo;
  • Será necessário um painel para isso;
  • Talvez diferentes níveis de permissão para manter a segurança e pessoas não vejam ou alterem o que não devem;
  • Então quais seriam as melhores opções nesse caso?
    • Wordpress? Gatsby + Strapi? NextJS + Algum Headless CMS?
    • Preocupações com custo, segurança, boa documentação, plugins, comunidade ativa, devem ser consideradas neste momento;

Qual a principal (ou principais) razão pela qual os clientes entrariam no seu site?

Razão da pergunta

Novamente vamos falar de expectativas, pagar por um site pode criar muitas e uma das principais é sobre acesso.
Por isso é interessante realizar essa pergunta, afinal, se for meramente um site institucional não há razão para usuários acessarem diversas vezes. Se for um blog, o conteúdo deve ser bem escrito, senão o leitor não voltará.

Se for uma loja, é possível ver produtos e fazer compras. Clientes em potencial também podem estar interessados em saber a localização, cardápio (se for um comércio) ou como o produto é produzido (se for artesanal).

Em termos de texto e conteúdo, o que o cliente gostaria de ter em seu site?

Texto introdutório resumindo o negócio, ‘Missão, Visão e Valores’, página ou texto para englobar as áreas de atuação, detalhes dos serviços/produtos oferecidos, textos/fotos sobre cada sócio/associado, fotos da empresa, prêmios, reconhecimentos, notícias onde a empresa é citada, depoimentos de clientes, links para redes sociais, formulário de contato.

Razão da pergunta

Essa pergunta (se bem explorada) pode ajudar a identificar o tamanho e complexidade do escopo de trabalho, como: quantidade de páginas, sitemap, menus, formulários, entre outros. E ajudar a direcionar a criação dando ideias sobre possíveis seções, menus, layouts, templates.

O que o cliente não gostaria de ter em seu site?

Razão da pergunta

Algumas vezes é mais fácil você perguntar o que alguém não quer porque ela não sabe o que quer. Sendo assim, você pode sugerir que visitem os sites de concorrentes e façam uma lista de pontos necessários e desnecessários. Referências de layout e discussão sobre o nível de importância das informações (como um banner de promoção, formulário de contato, chatbot, etc) podem surgir nesse momento também.

O cliente possui todo o conteúdo necessário para a produção do site? Textos revisados, imagens em alta resolução, vídeos em boa qualidade?

Razão da pergunta

Se isso não é esclarecido no início do projeto pode causar uma grande dor de cabeça. Ninguém entende melhor sobre o nicho do que o próprio cliente, então é aconselhado que ele escreva ou contrate um expert da área para criação.

Lembre-se de deixar claro se você não for produzir o conteúdo e escreva isso em alguma cláusula do contrato.

Perguntas Específicas

  • O site será monolíngue?

  • O site será responsivo (adaptável entre diversos tamanhos de tela: desktops, tablets e celulares)?

  • É desejável que o site seja suportado nos principais browsers (Chrome, Firefox, Opera, Safari e Edge)?

  • É desejável que haja monitoramento e estatísticas de acesso pelo Google Analytics?

  • O cliente possui uma identidade visual passível de ser aplicada? Ou seja, possui todos os arquivos necessários para aplicação (manual, logo em vetor ou em grande resolução no formato png)?

  • Para um bom norteamento em questão de layout, necessito de 5 referências que agradem o cliente.

  • O cliente tem preferência de cores?

  • Qual é o prazo para a realização desse trabalho?

  • Você gostaria que o website pudesse ser impresso com layout amigável?

Felipe Marciano
Sobre o autor
Felipe Marciano

dev front-end, viciado em café, cinema e abraçar cachorros.

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